segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lisboa subterrânea




















Era para ser um agência bancária contudo ao proceder-se às escavações para  as fundações do futuro edifício descobriram-se vestígios com séculos de história de importância ímpar e museológica. Vestígios da Idade do ferro, da época Romana e da  reconstrução  Pombalina foi o que encontrei nos subterrâneos da Rua Augusta em plena  baixa de Lisboa. A agência bancária perdeu espaço mas a cidade ganhou um Museu.

Sabiam que há muitos séculos atrás a Rua Augusta era um braço de Mar que entrava terra dentro?

Apesar de existirem  vestígios de todas as épocas privilegiou-se expor em maior quantidade os mais antigos nomeadamente  os vestígios da ocupação anterior à ocupação romana e uma antiga fábrica de conservas de peixe, já do período romano,onde se fabricava para exportação, o "Garum" molho de peixe obtido a partir do último estádio de decomposição das carnes de peixe cujo cheiro seria nauseabundo mas cujo resultado muito apreciado e algo parecido ao actual molho de peixe muito usado na culinária asiática.
Os vestígios mais recentes que podem ser observados referem-se já à época Pombalina, nomeadamente sistema de drenagem  de esgotos domésticos, poços de abastecimento de água e alicerces pombalinos, em estacaria de madeira.

Uma visita gratuita com guia a uma Lisboa subterrânea a não perder parte de uma imensa Lisboa subterrânea e desconhecida da maioria.

2 comentários: