quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Linhas, linhas e mais linhas



Já nem sei há quanto tempo tinha esta tarefa adiada mas, seguramente há quase um ano.
Quando os nossos amigos sabem que gostamos de trabalhos manuais vêem em nós potenciais consumidores de artigos que lhes vão parar às mãos e não sabem que uso lhes dar, e em vez de os jogarem fora oferecem-nos.
Foi o que aconteceu a este amontoado de linhas que vêem nas fotos.
A Sra. a quem pertenceram, bordava lindamente Goblain / Meio Ponto. Quando faleceu e a casa foi desmanchada, acabei por herdar linhas e mais linhas. Foram vários os sacos que uma das suas filhas me deu, dentro de alguns deles  percebi logo que havia linhas de croché e essas, tratei de as dar à minha sogra, porque croché ainda só sei fazer os quadrados de lã




Fiquei com outros que por estarem fechados não dava para ver que tipo de linhas continham. 
Só hoje quando abri um deles e o despejei, literalmente, em cima da mesa me apercebi que linhas são e a que fim se destinam.
No meio do desespero que é desmanchar a casa de família todas estas linhas foram atiradas para dentro de sacos de plástico acabando por se emaranharem todas.




Foi uma tarefa que fiz pensando sempre que a sua anterior proprietária haveria de gostar de as ver de novo arrumadas e prontas a serem usadas.




No meio de toda esta  confusão de linhas descobri muitas meadas completamente intactas, algumas delas ainda nas caixas de origem.




As meadas completas juntei-as em caixas.




As outras que  estavam enroladas em pedaços de cartão, com o respectivo nº de tinto registado, separei-as por cores e guardei-as  dentro de sacos de celofane transparente  e para já estão dentro duma caixa grande de cartão.
Esta 1ª fase ficou concluída, mas.....






































...como podem ver por esta  última foto,  ainda tenho algum trabalho a fazer, tenho  15 destas gavetas cheias de linhas para separar por cores e arrumar e penso que há  mais alguns sacos de plástico para abrir. ( como não os tenho em casa não sei exactamente o que ainda irei descobrir).

E agora?  o  que faço as estas  linhas se não bordo Goblain?



3 comentários:

  1. Essas linhas não servem só para meio ponto... servem para ponto cruz, bordados em geral.

    Eu também "herdei" uma série de linhas de coser e tecidos da tia do meu marido que era modista, mas a filha permitiu-me ir lá a casa e escolher directamente e organizar tudo à medida que íamos desmanchando a sala de costura.

    ResponderEliminar
  2. Acho que essas linhas são tipo mouliné pelo que devem dar para todo o tipo de bordado... se não as usar mesmo assim pode sempre promover um giveaway aqui no blog ou oferecer a alguma associação que as use para fazer trabalhos para vender... digo eu...

    ResponderEliminar
  3. Isso é um tesouro dos grandes... Como já referiram nos comentários anteriores, podem ser várias as utilidades dessas linhas... É puxar pela imaginação!

    ResponderEliminar