domingo, 2 de dezembro de 2012

Presépios





Às 0h do dia 23 de Dezembro de 2011 a M. J. ( ela sabe que eu me deito tarde) ligou-me a pedir que lhe fizesse um Presépio, igual ao que tinha acabado de ver em casa de uma amiga comum e que ela sabia ter sido eu a fazer.
Comecei a rir e perguntei-lhe se ela vinha cá a casa preparar a minha Consoada enquanto eu lhe fazia o Presépio. 
Claro que não o fiz, combinámos que ela me traria os tecidos e eu o faria até aos Reis e nessa altura o ofereceria à irmã que faz colecção tal como esta nossa amiga.
Isso não aconteceu e, desde essa altura, que lhe pergunto se está à espera da véspera do Natal para me dar os tecidos e me pedir que passe a noite de Consoada a fazer o Presépio.


(este foi o Presépio que ofereci no Natal passado à F.A.)



Ontem, ligou-me a dizer que finalmente tinha os tecidos para eu lhe fazer os Presépios. Já não era apenas um, mas dois, um para a irmã outro para ela. lol

Chegou cá a casa com restos de tecidos e fitas e cheia de ideias de como queria que eu os fizesse. Tive que lhe dizer que uma coisa era ela querer, outra era eu querer e outra ainda, era o que eu iria conseguir fazer. Aceitei fazê-los mas pedi-lhe que não tivesse grandes expectativas quanto ao resultado.

A M. J. é uma pessoa de gosto refinado e sabe muito bem o que quer, eu também sou assim, mas uma coisa é querer, outra é fazer, e como estou à vontade com ela porque há muito que nos conhecemos disse-lhe para não inventar muito e avisei-a que não aceitava reclamações, heheheh. Disse-lhe que ia tentar fazer o melhor que soubesse e conseguisse.

Não recebo encomendas porque nunca sei como termina o que começo. Vou cortando, cosendo e as coisas ou ganham forma ou vão para a reciclagem, este conceito nem sempre é fácil de entender por quem nada cose.







Tentei fazer os Presépios de acordo com os pedidos da M. J.
Num deles usando a renda azul para o vestido da Nossa Sra.,colocando como manto um "mini naperon" em croché e usando as fitas douradas. 
O cetim branco deveria ter sido usado no fato do  S. José mas ao passá-lo a ferro verifiquei que não estava em condições (estava manchado), acabei por usar um gorgorão beije. O pouco cetim branco que estava em condições, mal deu para o manto do Menino Jesus ao qual cosi uma rendinha antiga e a fita dourada. O tule azul que vinha para ser usado por baixo da renda da mesma cor tinha sobrado, por isso resolvi fazer também um manto ao S. José e segurá-lo com a fita dourada.
Neste Presépio não fazia sentido colocar um bordão em arame, achei que a madeira seria o ideal, como não vivo no campo, fui aos meus pauzinhos do sushi, parti um  deles e fiz o bordão, e atei-o à cintura do S. José com um cordão de algodão azul escuro, não tinha cordão  de seda se não tê-lo-ia usado.




O Presépio com os tecidos vermelhos era pressuposto ser mais rústico, isto na ideia da M. J.
Os tecidos eram uns restos de bombazine vermelha e uma fazenda de lã fina, em xadrez verde e vermelho. 
Já que tinha usado um naperon de croché para o manto da Nossa Sra. achei que neste Presépio  também devia seguir o mesmo critério, mas a M. J. só me tinha dado um. Depois de pensar como iria resolver esta questão lembrei-me que no meio dos milhões de linhas que arrumei nos últimos dias estava uma roseta em croché, fui resgatá-la e dela nasceu o Manto da Nossa Sra.
O Menino Jesus está envolto no mesmo gorgorão que usei para fazer o fato do S. José do Presépio anterior.
O tule vermelho que serve de manto ao S. José na ideia da M. J. seria o manto para a Nossa Sra, mas acabou por ser o manto do S. José que foi preso com um fio de algodão que entrancei.
Também neste Presépio o Bordão é um pauzinho de sushi e também está atado com um cordão de algodão mas de cor verde a combinar com o xadrez do fato da Nossa Sra.

Um arame serve de suporte para os manter de pé.

Espero que M. J. goste, eu gostei de fazê-los.





2 comentários:

  1. Aposto que a tua amiga vai adorar! 100% originais! E deu para uma pausa na saga das linhas!

    ResponderEliminar