sábado, 2 de novembro de 2013

A caminho de Praga













Quando tento colocar um  post (como se traduz post para português?) aqui no Blog, fico sempre muito triste pois o meu desconhecimento na área da  informática é grande, a minha capacidade para perceber tutoriais é maior ainda e se estes forem em inglês a coisa piora substancialmente.

Tenho alimentado este Blog com o pouco que me foi ensinado pelo meu filho na altura em que ele insistiu em cria-lo  para que eu pudesse mostrar o que ia fazendo com as agulhas e linhas. A opção de ter um Blog foi dele e não minha. Eu aceitei e ainda não me arrependi embora muitas vezes já tenha pensado em desistir.

Há uns tempos, o Blogger alterou as definições a que eu estava habituada e se já não percebia muito do assunto com as alterações que eles introduziram fiquei um pouco perdida, no entanto continuei, embora insatisfeita com o resultado.

O que menos gosto neste modelo é do tamanho com que as fotos aparecem publicadas, no modelo anterior estas, quando as publicava tinham um tamanho maior o que para quem aqui vem  espreitar se torna  mais apelativo. 

Actualmente o que acontece é que no rascunho do post, o tamanho das fotos é um, mas ao publicar estas acabam por ficar mais pequenas  e se eu optar  por colocá-las com um formato maior, há de facto essa possibilidade, quando as publico elas aparecem cortadas, não percebo porque é  que isto acontece mas gostava muito  de saber se há possibilidade de alterar isso.

Já pedi ajuda ao meu filho, mas a distância e a falta de disponibilidade dele ainda não permitiram averiguar se há possibilidade de alterar as definições que me permitam ter as fotos no tamanho que quero.

O Blogger tem outras opções e formatos no entanto não sei se algum deles terá a imagem que pretendo, para experimentar preciso  de aprender a gravar tudo o que publiquei até hoje para não correr o risco de perder todo o conteúdo que aqui coloquei durante estes quase 5 anos.

São muitos os Blogs que visito diariamente  é evidente que quanto mais apelativos eles são, mais tempo lhes dedico, este meu espaço não reflecte de todo, o meu sentido estético, reflecte sim, o meu "não saber fazer" e claro, a falta de paciência que por vezes também é muita, as fotos que publico  tiradas em interior são uma desgraça pois ainda não domino a arte da fotografia.

Hoje a Margarida do Pano pra Mangas escreveu sobre "gurus" da blogosfera que dão cursos online para quem quer iniciar um Blog ou para quem quer ir mais além, uma ideia fantástica para quem como eu quer melhorar, o que me impede? a língua. Sou capaz de ler em  inglês e até manter uma conversa na língua de sua majestade embora dê muitas "calinadas" na gramática  mas quando se trata de inglês técnico com  informática à mistura fico  como "peixe fora de água" daí não me aventurar a experimentar pois sei que não vou entender coisa alguma, é possível que esteja errada mas não me parece.

Agora que já desabafei resta-me dizer que hoje pela 1ª vez experimentei o pickMonkey, um editor de imagem com o qual fiz as brincadeiras nas fotos que hoje publico.

Já há algum tempo que o tinha descoberto e colocado nos favoritos mas só hoje experimentei e foi porque a Margarida falou no assunto. Ainda tenho muito que experimentar, hoje foi a 1ª experiência e se repararem, tem falhas.

Decididamente preciso de ser espicaçada para fazer experiências.

Se houver alguém por aí que saiba como posso aumentar o tamanho das fotos neste modelo de Blog, dê-me umas dicas pois gostava de aprender a fazer mas, claro em linguagem simples e em português ok?

Bom fim de semana.


P.S.Os Talegos das fotos vão viajar até Praga para uma simpática Checa que tão bem me acolheu no verão passado.


1 comentário:

  1. Olá Ana

    Acho que lhe posso dar alguns conselhos que a podem ajudar:

    Antes de fazer qualquer edição nas fotos que quer melhorar faça sempre uma cópia, assim e se as "mexidas" não correrem bem tem sempre o original

    As fotos a publicar devem estar nitidas, se a sua máquina não permitir tirar fotos muito perto, pode tirar um pouco mais afastado e depois corta - CROP

    A máquina fotografica permite tirar fotos com melhor ou menor resolução, e daí o tamanho com que a imagem aparece depois no blog. O que eu faço é fotografar com a resolução máxima e depois de fazer a cópia da imagem que vou publicar, mudo-lhe o tamanho. As minhas têm todas 500 px de largura - no picmonkey, nos ajustes básicos tem um que é o RESIZE, é ai que deve alterar o tamanho

    No item que diz "exposure" pode clarear ou escurecer um pouco as fotos

    Nas "colors" pode ajustar as cores. As máquinas têm tendência a fazer auto-ajustes, muitas vezes errados, se a peça tiver branco ou o fundo for branco, ele tem de sair branco! Se carregar onde diz "neutral picker" e depois carregar na imagem numa parte onde é suposto ser branca, ele vai fazer o ajuste, ou então pode experimentar mexer na temperatura e saturação.

    Quando publico as imagens no blogger é sempre com o "tamanho original", uma vez que já o defini para 500 px de largura.

    Espero ter ajudado um bocadinho
    Não se esqueça de fazer sempre ANTES uma cópia

    ResponderEliminar