Quando tirei esta foto estava muito feliz, tinha começado estes blocos sem saber como os ia usar.
Aproveitar retalhos cosê-los aleatoriamente sem preocupações só por gozo foi o principal objectivo inicial.
Fui fazendo e fui gostando do resultado, a ideia de os juntar para fazer uma manta começou a fazer sentido. Pensei usar vermelho para os juntar mas o branco acabou vencendo. Da mesma forma que não usei tecidos por cortar, também o tecido branco um simples pano de lençol 100% algodão, que uso para forrar os taleigos foi a opção, afinal isto era um treino.
Aqui já estava a manta e o back quilt cortado só faltava mesmo esticar aplicar os alfinetes para manter direito e começar a coser/quiltar.
Estiquei o pano de trás/backquilt depois de passado a ferro e prendi com fita cola sobrepus a manta e em cima desta o top quilt. Apliquei os alfinetes de ama e depois de concluída esta etapa liguei a máquina e comecei a coser. Um desastre, não consegui fazer um único pesponto regular e direito, o tecido nas uniões franzia. Quase chorei de raiva porquê ? se segui todos os passos que os tutoriais ensinam. O que fiz de errado? a raiva era tanta que não parei continuei a coser, afinal esta era uma experiência, desde o princípio que tinha assumido isso.
Onde errei? deve haver alguma técnica para fazer deslizar a manta de forma a que ela não prenda e o ponto corra normalmente, porque franziu? Eu sei que estou a usar uma máquina de super mercado, sei que não tenho calcador mas se a Margarida consegue porque não consigo eu?
Estive quase para jogar tudo fora. Mas não, arrumei tudo dobrei e quem sabe se com paciência consigo descoser os imensos pespontos tortos que a raiva não impediu que cosesse e volte a tentar.
Olá
ResponderEliminarE se alargasses o ponto da maquina, talvez estejas num ponto muito apertado.
Eu tambem comecei com uma maquina mais pequena, e arranjei um calcador e fez muita diferenca.
Ja viste se existem calcadores para a tua maquina? Ajuda e muito
Mas nao deites fora e nao desistas, deixa de lado, por uns tempos e depois volta a pegar
Existem outras opcoes, sem ser á maquina
Tanto trabalho que ja tivestem forca nao desistas, que esta muito muito giro e vais ver que vais conseguir
Beijocas
Olá Carla
ResponderEliminarNão joguei fora e já comecei a descoser os pespontos, vou fazê-lo aos poucos. A minha máquina é do Aldi duvido que aja calcadores para ela mas na verdade não procurei até porque aqui em Faro não faço a menor ideia de onde se vendem.
Sei que podia fazê-lo à mão mas tenho uma rhizartroze e custa-me muito. mas penso que vou dar a volta e fazê-lo de outra forma. Obrigada pelo apoio
Ola Ana
ResponderEliminarBoa!! Fiquei satisfeita por ja teres comecado.
As vezes tambem me da assim uns ataques, mas ponho logo de lado e depois ja vejo com outros olhos quando volto a pegar
Boa sorte e tenta experimentar com outros pontos num pedaco aparte antes de fazeres o quilt
Boa sorte e muita Forca
Bjs
Não se desiste! Aprende-se muito com os erros! O melhor é, como diz a Carla, deixar uns tempos de lado... Pelas tentativas que tenho feito, percebi que o ponto da máquina deve ser regulado para mais largo (3 na minha velha singer). Outra coisa que ajuda é esticar mesmo muito bem o top e colocar muitos alfinetes, só os retiro quando me impedem o caminho... À medida que vou acolchoando e empurro, estico dos dois lados e vou espreitando a parte de baixo. Assim que detecto uma ruga, paro, descoso um bocadinho e recomeço... Enfim, muita paciência!
ResponderEliminarObrigada Sandra pelo apoio.
ResponderEliminarEu usei o ponto mais largo, provavelmente não usei tantos alfinetes quanto devia. Paciência nunca tive muita, vou ter que ser bem mais paciente da próxima vez.
Eu penso que o problema está na maneira de colocar a manta na máquina e no enrolar para ela passar entre a agulha e a parte fixa da máquina.
Tenho que voltar a experimentar.
ai não! imagino como vc esta se sentindo... se vc nao fala a gente nem percebe, calma. vai haver uma solução... eu nao entendo disso, mas amo muito!!
ResponderEliminarum beijo doce e apareça nas abobrinhas!
Roberta