domingo, 15 de março de 2009

Retrosaria Olhanense


Depois de correr as poucas retrosarias de Faro e não ter conseguido comprar 5cm de galão de algodão bordado, resolvi dar um salto a Olhão na esperança do séc XXI ainda não ter lá chegado.

Que saudades vou ter da Casa Cristina.

Enganei-me. Afinal só restam duas, numa só modernices nada que me interessasse, na outra uma aventura.

Seguidas as coordenadas obtidas numa loja da baixa, lá cheguei. Uma segunda feira de Carnaval quatro da tarde e a porta fechada, grande desilusão, já estava pronta a "basar" quando chegou uma senhora com cara de que aquele lugar não lhe pertencia, com esforço lá abriu a porta e perguntei se tinha galões.
- Na tenhe!
-Galões... aquelas fitinhas bordadas com patinhos, flores, que antigamente se punham nos bibes e decoravam os vestidos das meninas, insisti.
-Na tenhe!
de repente atrás dela vislumbrei uma ponta de uma fita de seda e apontei.
-Tá a ver aquela fita ali? o que quero é mais ou menos isso, só que bordado, daqueles velhos, à antiga, a Sra. deve ter disso com fartura lá para dentro, nalguma caixa velha...
-Na... eu na tenhe nada diss...
Não me dando por vencida e marafada como sou, entro na contra loja e entre caixas disto e caixas daquilo, lá estavam eles. Agarrei na caixa pu-la em cima do balcão e comecei a escolha, nisto chega o marido, o operacional da "coisa", que entre a venda de 250gr de café ( sim leram bem) e umas meias de rede, lá ia cortando os metros de galão que eu ia escolhendo.

Nesta loja há, desde linhas de coser a linhas de bordar, de linhas de crochet a lãs para tricotar, molas e colchetes, gilletes para a barba e pensos rápidos, tecidos e botões, meias e cuecas e ....café do bom! querem melhor?
Só faltou o dono da loja me servir uma bica e as compras teriam terminado em beleza.

Enfim! uma loja à maneira, daquelas que me causam brotoeja. Em 3 tempos transformava aquilo num Centro Comercial.

2 comentários:

  1. Ó menina Ana, então e as fotos? Fotografias dos sacos, das malas, das tais bonecas, das tuas artes... "qué" delas?! Estamos todos muito expectantes!
    A camisola do Bernardo está o máximo, muuuito gira, obrigada! :)
    Um dia destes, vou fotografá-lo, com ela vestida e envio-te para "inaugurar as hostes"...
    Beijinhos,
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Onde é que é esse tesouro? Em Olhão só conheço uma retrosaria, na baixa perto da câmara. É essa?
    Outra loja que aconselho é uma retrosaria em Loulé, mesmo ao fim da "rua das lojas". É o caos em desarrumação, mas tem tanta fita, galão e renda que é difícil acreditar. Os preços variam de cada vez que lá se vai...mas tem coisas que vale mesmo a pena!

    ResponderEliminar