quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nunca dizer Nunca


Sempre fiz de " Nunca dizer Nunca" um lema que tento seguir mas, tenho que confessar que em relação ao Patchwork falhei redondamente.

Talvez por ter nascido nos anos 60 sempre achei o Patchwork uma técnica demodé e confesso que não gostava.

No início, quando comecei a navegar na net e a ver trabalhos em patchwork achava um pouco a despropósito comprar tecidos fantásticos para retalhar, achava que o patchwork devia ser feito com retalhos ou para aproveitar tecidos usados, esta de facto foi a génese desta arte.

Mas, como já devem ter reparado também eu fui tocada pelo bichinho desta arte, e hoje apesar de ainda ter alguma relutância, já consigo ir cortando tecidos.

Nunca devia ter dito Nunca.



Tudo o que sei aprendi pela net, tenho imensas dúvidas que gostava de poder esclarecer com quem sabe mas a distância a que estou dos wokshops não mo permite.

São muitas as tentativas que tenho feito, umas saem aceitáveis outras nem tanto, isto porque até na colocação da régua em cima do tecido e depois no cortar acho que não faço da forma correcta o que contribui para um trabalho irregular.



Ontem resolvi dar o meu melhor, apelei à minha paciência e fiz um individual só de quadrados, a forma mais básica desta arte. Tentei colocar a régua correctamente, ter muito cuidado ao usar o cortador, acertar bem os quadrados e coser, depois estabilizar as costuras e finalmente juntá-los de forma as que todos os cantos estivessem perfeitamente unidos, tomando atenção às costuras.



Mesmo assim alguns dos quadrados estão milimétricamente desacertados, eu sou perfeccionista.



Depois de tudo cozido tentei fazer a sanduíche para tentar quiltar.
Cortei a baeta de algodão à medida, um tecido branco liso para colocar em cima desta e juntei o top e o back quilt. Estiquei e prendi bem com alfinetes, acho que a maneira de aplicar os alfinetes
também deve ter ciência mas ainda não vi nenhum tutorial que ensine, será que me podem dar uma dica?



Fiz várias tentativas para acertar a tenção da linha na máquina, usei o ponto mais largo mas....



Não consegui quiltar, fiquei-me por um pesponto na borda do individual.

Quero acreditar que um dia mesmo com esta máquina vou conseguir se assim não for só voltarei a tentar depois de comprar uma nova máquina.

No entanto e apesar do pesponto não estar perfeito

4 comentários:

  1. Olá Ana

    Primeiro que tudo deixa-me dar-te os Parabens pois os quadrados estao muito perfeitinhos.

    O cortar para mim também é a parte mais chata.

    Eu por acaso nao uso alfinetes, uso e desculpa nao sei o nome em portugues, uso uma 'microstitch gun'acho muito mais facil que os alfinetes,mas isso sou eu claro, todas nos vamos apanhando ao longo dos tempos habitos diferentes.

    Normalmente e pelo que vejo, pelas minhas colegas e pela net, as pessoas usam alfinetes de dama, para a sandes.

    Se usas-te o ponto mais largo, tem a ver com a maquina, diria eu, mas as vezes é até so arranjares o jeito, faz varias experiencias com panos fraquitos ate conseguires chegar a uma altura que estejas satisfeita, mas nao desistas.

    E pergunta o que precisares, eu tambem sou novata, so ando nisto ha um ano e meio, mas no que puder ajudar, estou cá.

    Força

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carla, eu tb já tenho visto esses ganchos em fotos mas não sei como se usam e onde comprar.

    ResponderEliminar
  3. ANa, seu trabalho é lindo!! Gostei muito!!
    Sim , querida,tem que ser seguidora pra participar.
    Beijos!!! Venha sempre nos ver! Bela

    ResponderEliminar
  4. Eu também nunca fiz, mas adorava aprender. Parabéns por se aventurar e conseguir finalizar o trabalho (eu acho que está muito bem)!

    ResponderEliminar