terça-feira, 26 de abril de 2011

Presentes Deliciosos II



Há algum tempo e a propósito deste post fui abordada pela proprietária do Museu de Artes e Ofícios de Grijó, um museu particular fruto do amor da sua proprietária por objectos antigos e pela sua determinação em preservar objectos de trabalho e da vida quotidiana de outros tempos.

Como afirma no livro do Museu " A valorização dos costumes e ofícios de outros tempos, passa por mantê-los vivos perante os olhos das novas gerações."



Como podem ver nesta página do livro, o Museu tem no seu acervo uma máquina eléctrica com agulha para apanhar malhas nas meias. Esta agulha é idêntica à minha . Nesta foto ainda tinha a ponta que por sinal se encontrava ligeiramente torta e que, numa tentativa de a endireitar o Sr.Ernesto ( colaborador na recuperação e manutenção das peças do museu) acabou por partir.

Na tentativa de encontrar uma nova agulha recorre à net e descobre no meu Blog uma agulha igual à que tinha sofrido o acidente. A esperança de voltar a ter a sua máquina a funcionar renasce. Contacta-me convencida que eu teria algumas pontas de agulha em stock.



Infelizmente o que herdei, foi exactamente e só o que tinha fotografado. Trocámos emails e nºs de telefone. Na 1ª conversa telefónica prometi à Fernanda que faria todos os possíveis para encontrar a agulha que ela tanto gostaria de restituir ao seu Museu.

Fiz vários telefonemas, enviei emails a amigos e conhecidos, coloquei um post no Facebook, pus a família na Madeira e em Inglaterra à procura e... como diz o ditado "Quem procura sempre encontra", consegui encontrar o que procurava, curiosamente estava mesmo ao meu lado.



Assim que a vi e a tive em meu poder contactei a Fernanda dando-lhe a novidade.
Curioso foi que durante meses quer a Fernanda quer eu procurámos a agulha sem sucesso e praticamente na mesma altura ambas descobrimos a dita.

A Fernanda consegue a ponta para a sua agulha e consegue que lhe ponham a máquina a funcionar em pleno. Na mesma altura foi-lhe oferecida a hipótese de comprar uma nova agulha contudo, a oferta não lhe agrada, por a ser mais recente e sem história. e acaba por não a comprar.

Assim que viu as fotos que lhe enviei ficou radiante pois era esta a agulha que tanto procurara.




Com cuidado embalei o pequeno tesouro e fi-lo chegar em condições ao destino.
Fiquei muito feliz por ter conseguido encontrar a agulha que a Fernanda tanto procurava.
Há peças que merecem ser preservadas e o local ideal, para esta agulha, é neste Museu



A agulha que procurámos tanto pode ser usada electricamente, acoplada à máquina que funciona por vacuum, como manualmente. Mas existem agulhas que só funcionam manualmente, um exemplo são estas da foto de cima. Uma agulha metálica, idêntica à da foto, também existe no acervo do Museu.
A proprietária destas peças é uma prima minha também ela preserva peças com história e tendo várias achou por bem disponibilizar ao Museu a peça que a sua proprietária procurava e, sabendo o quanto eu gosto destas preciosidades acabou por me oferecer estas duas fantásticas agulhas manuais.

Obrigada Guida, sou uma sortuda e estou muito feliz.



Uma história com final feliz numa semana em que recebi vários presentes.

2 comentários:

  1. Sempre me intrigaram essas agulhas para apanhar malhas, um verdadeiro mistério para mim! É bom saber que através de esforços em equipa se preservam peças que de outro modo estariam perdidas, talvez um dia as possa ver ao vivo e deixem de ser um mistério, para isso contribuem os museus. :-)

    ResponderEliminar
  2. Por estas e por outras é que eu adoro a Internet, as redes sociais e afins! Permitem aproximar pessoas que de outra forma talvez não se cruzassem, permitem fazer descobertas que seriam difíceis de conseguir de outro modo...
    É tão giro recuperar estes "cheirinhos" do passado e tudo o que encerram!
    Ainda bem que a história teve um final feliz!!

    ResponderEliminar