terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bonecos Surpresa



Foi difícil mas consegui!

"A net é um Mundo ", era com esta frase que me incentivavam a navegar. De facto é verdade, à custa do blog e das pesquisas que tenho feito, tenho descoberto coisas que fizeram parte da minha infância e há muito que estavam esquecidas.

Há algum tempo, voltei a encontrar os "bonecos surpresa", era assim que eu e as minhas colegas de escola nos anos 60 do séc. passado, chamava-mos as estas figuras
super elaboradas e impressas em papel fino e brilhante.




Na altura, os cadernos e os livros eram parcos em cor e estas estampas serviam para decorar as folhas dos cadernos, serviam de presente quando nos portávamos bem na escola, serviam de troca e para pagar apostas, etc.
Colocávamos-los dentro dos livros e cadernos e quando os encontrávamos era uma surpresa daí o termo " Bonecos Surpresa".



Custavam tostões, vendiam-se nas papelarias, a Zézinha da Papelaria Portugal era a pessoa que nos aturava durante horas na procura daquele que faltava na colecção.
A Papelaria Portugal era a que ficava mais perto de casa e da escola que frequentei, a Escola Primária do Carmo em Faro.
Quando na Papelaria Portugal já não encontrávamos bonecos diferentes lá íamos nós à Papelaria Silva, à Artys e à Académica.



Não havia menina na escola que não tivesse a sua colecção.



Foram as bonecas de vestir, que vi fotografadas no Flickr, que me fizeram recordar estas pequenas maravilhas. Questionei, via email, várias pessoas sobre os " Bonecos Surpresa", mas foi-me difícil explicar por palavras o que procurava. Vi e revi blogs à procura das figurinhas, se em português já é difícil dar-lhes um nome técnico, pois não são estampas, não são autocolantes, não são gravuras, enfim nem sei que nome lhes dar, em inglês mais difícil seria.
Até que um dia descobri uma foto com as figuras, depois de mais uma troca de emails fiquei a saber que só em breve estarão à venda, e que se designam por " vintage stickers".


Foi com a denominação de "Vintage Stickers" que fui à procura e foi no Etsy que as descobri, com apenas 15€ incluindo portes voltei a encontrar-me com a minha infância.
Estou muito Feliz.


Continuarei atenta pois vou querer continuar a colecção, motivo? Nostalgia da infância.
Além disso ainda me falta encontrar estas estampas com brilhantes, aqueles que na minha infância eram os mais raros e também os mais caros.



Ainda guardo algumas coisas da minha infância, mas destes " Bonecos Surpresa" não tinha nenhum.Sei que se continuam a fabricar e é só uma questão de tempo e de alguma sorte para voltar a ter a minha colecção.


Não é fácil fotografá-los ao vivo são ainda mais bonitos.

Se alguém souber onde é que eles estão à venda por favor envie-me um email.

1 comentário:

  1. É verdade, ao vivo são muito mais bonitos :-))) Eu vi-os fresquinhos ainda!

    ResponderEliminar