quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paliteiros


Hoje resolvi fotografar os meus paliteiros antigos. Todos vieram de casa dos meus avós. Acho-os muito bonitos elaborados com pormenores deliciosos e de uma criatividade fantástica.


Este é do Rafael Bordalo Pinheiro um ratinho delicioso, cuja cauda acompanha a base do paliteiro, roendo uma saca de farinha.


Também este é do mestre ceramista , se repararem bem está com um pouco de pó, só consigo limpá-lo com o uso de uma escova de dentes macia de forma a não degradar a peça. De quando em vez faço-o, devia tê-lo feito desta vez mas....



Este chinês acho-o fantástico, é em biscuit e muito, muito antigo aliás como todos os outros, a idade deles ao certo não sei mas seguramente têm todos mais de 100 anos.



O que se segue é porcelana, não sei a sua origem pois não tem marca .




Os palitos que estão neste paliteiro têm 29 anos foram comprados na minha Lua de Mel no Mosteiro do Lorvão. São feitos à mão, mantendo uma tradição começada pelas religiosas do Mosteiro. Nunca fui capaz de os usar porque na altura em que os comprei foi-me dito que já havia muito poucos artesãos a fazê-los.


5 comentários:

  1. Que bonitos todos eles! A louça em biscuit é muito delicada. Gosto quase de tudo que seja bordalo.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Adorei estas peças! Gostava de saber as dimensões do paliteiro do ratinho, que achei mesmo amoroso

    Liliana

    ResponderEliminar
  3. Liliana, a base do paliteiro do ratinho tem 9,50cm e o ratinho tem 6,50cm.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada! :D

    Liliana

    ResponderEliminar
  5. Já agora, a altura total é de quanto? Entretanto apareceu-me um trabalho escolar sobre este senhor, e esta peça foi imediatamente a seleccionada depois de ver este blog :)
    Peço desculpa pelo incómodo :x

    Liliana

    ResponderEliminar