domingo, 12 de dezembro de 2010

As receitas da tia Lena

Quando pedi à tia Maria Helena a receita das suas maravilhosas bolachas, a ideia era fazê-las para encher alguns dos meus taleigos e oferecer como presente de Natal. É evidente que também ficariam algumas cá por casa, o que não estava à espera é que, poucas horas depois de saírem do forno só existissem migalhas.
São de facto deliciosas, entre o post anterior e este, fiz duas fornadas uma de bolachas alemãs e outra de areias, não as fotografei logo, fiquei sem post. As bolachas desapareceram tão rápido quanto o Pai Natal sobe e desce as nossas chaminés.
Desta vez, avisei que tinham que me deixar fotografar antes de as acabarem, foi difícil mas consegui.




Esta são as "bolachas alemãs" e a receita é a seguinte: 300gr de farinha; 200 gr de manteiga; 100gr de açúcar; 2 colheres de chá de fermento em pó Royal; 1 gema de ovo ; amêndoa picada.

Amassa-se tudo muito bem, estende-se com o rolo e cortam-se em bolachas ( fi-lo com um cálice) , depois de cortadas pincela-se com o ovo e salpicam-se com a amêndoa, vai a cozer ao forno ( não ponho temperatura e tempo pois varia conforme o forno).



Estes são os "palitos de cerveja" são deliciosos e eis a receita: 500gr de farinha; 250gr manteiga; 1 copo de cerveja.

Amassas-se tudo muito bem de seguida estende-se com o rolo e cortam-se tiras de massa (estas cortei-as com cerca de 10cm de comprimento por 2cm de largura), passa-se as tiras de massa pelo açúcar e torcem-se antes de as colocar no tabuleiro que as levará ao forno.

Gostava muito de fazer estas bolachas usando cortadores próprios e com formas, as únicas que tenho são muito grandes e em Faro e Loulé não encontrei cortadores de bolachas. Vivo numa capital de província onde encontrar alguns artigos não é fácil as pessoas desabituaram-se de fazer "coisas" e os artigos deixam de se vender, desta vez foram os cortadores de bolachas mas com fitas, galões e tecidos,etc, é a mesma coisa, fico triste por ter de fazer 300km para comprar coisas tão elementares.

1 comentário:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar