segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Casca de laranja cristalizada



Uma das iguarias de que mais gostamos cá em casa é da casca de laranja cristalizada. A maioria das pessoas não aprecia, no bolo rei a casca da laranja e o figo são na maioria das vezes postas de parte, cá em casa é precisamente o contrário. Eu e o V. adoramos e são no bolo as primeiras fatias a serem cortadas.



Sabendo disso a minha mãe, nesta altura de Natal, comprava-as com cobertura de chocolate. Como era uma especialidade bastante cara resolvi passar fazer, comprava embalagens de casca de laranja já cristalizada e envolvia no chocolate negro, e saía muito mais barato. Durante anos assim fiz. Contudo desde há 2 ou 3 anos que não consigo comprar estas embalagens de casca cristalizada, esta iguaria desapareceu completamente das prateleiras dos supermercados, este ano mais uma vez procurei e nada laranja só misturada com outras frutas, por isso este ano resolvi procurar na net uma receita que me ensinasse a cristalizar a casca da laranja a 1ª que encontrei foi esta, experimentei e resultou bem. Num instante as comemos. Voltei a fazer e como não tinha guardado a página voltei a procurar e descobri mais esta, também experimentei e resultou bem. Nós gostamos de coisas acre-doce e a pedido do V. nem é preciso no fim do processo passá-las pelo açúcar pois já ficam suficientemente doces.

Para que fiquem a saber como procedi aqui fica um documentário fotográfico.


As laranjas abundam cá em casa, vivemos no Algarve onde dizem se produzem as melhores laranjas, temos amigos e familiares que ainda mantêm pomares de laranjas e nesta altura é frequente presentearem-nos com cestas delas.
Assim sempre que alguém come uma laranja tem de a descascar com cuidado para que se possa aproveitar a casca que será posta a demolhar durante 2 a 3 dias mudando com alguma frequência a água.



Depois de demolhadas escorro-as e corto-as em tiras. De seguida levo-as a cozer em lume brando numa quantidade de duas partes de laranja para 1 de açúcar. Uso uma taça pequena como medida.



Em lume brando o açúcar vai derretendo e vou mexendo para que todas as tiras fiquem bem envolvidas, quando estas absorvem todo o açúcar retiro-as do fogo e coloco em travessas para arrefecer e acabar de secar (tem sido difícil secarem pois está muita humidade, estas últimas coloquei-as um pouco no forno para ajudar à secagem). Se preferirem passam-se por açúcar.



Se gostarem com chocolate, basta derreter um pouco de chocolate culinário com um pouco de leite e envolver parcial ou totalmente as tiras de casca de laranja no chocolate e deixar secar.

1 comentário:

  1. oie...amei seu blog e já virei seguidora tbm...qdo puder me visite tbm...bjim

    ResponderEliminar