Reaproveitar foi um hábito que se perdeu. Até aos anos 60 tudo era aproveitado e reaproveitado, em especial tecidos, botões, fechos etc.
Quando os tecidos deixavam de ter bom aspecto ou eram virados e voltavam à sua forma por mais uns tempos ou costuravam-se em coisas várias, sacos , mantas de retalhos, pegas, bonecos de trapos, etc.
Abandonámos essas práticas por falta de tempo, mas acima de tudo por um consumismo desenfreado, que começa depois da Revolução de Abril com a abertura das fronteiras e a subida do nível de vida.
Esta "onda" de artesanato urbano a que estamos a assistir e onde eu cada vez mais me incluo, tem o mérito de fazer renascer algumas dessas práticas perdidas, sendo o reaproveitar tecidos e dar-lhes vida nova é cada vez mais recorrente.
Há tempos deixei aqui um apelo para que não deitassem "trapos" fora, pois eu podia reutilizá-los. Em resposta a esse apelo, recebi metros de tecido, uns ainda em peça, alguns retalhos e mesmo em roupa.
Hoje chegou a vez de fazer, a partir de uma saia tipo Quilt, uma sacola.
Doeu-me cortá-la, isto porque me lembro perfeitamente da minha melhor amiga usá-la nos idos anos 80.
A tia M. H. pediu-me para fazer uma sacola para a S. em tecido de inverno, ora aqui estava a oportunidade para reaproveitar o Quilt da I.
Agarrei na tesoura e cortei uma tira, e não é que ainda tenho saia, he!he!.
E assim, de um velho Quilt com mais de 30 anos nasceu uma sacola.
Como os tempos mudaram a sacola tem de ter bolso para o telemóvel.
O tecido é de excelente qualidade o xadrez é muito bonito e as cores bem Outonais.
Espero que seja do agrado de quem a encomendou e mais ainda de quem a vai usar.
Acho que Reaproveitar é um bom tema para um artigo no Jornal I , não achas S.?
Está uma maravilha.Julgo que a S.vai gostar.Obrigada,as tuas ideias sao sempre originais.Beijocas.
ResponderEliminarTia M H
Nas mãos de quem sabe, o reaproveitar dá sempre bom resultado! Eu ainda não vi o "saco quilt" ao vivo (estou ansiosa!), mas as cores parecem-me muito actuais. Obrigada Ana e M. H.! Vou causar sensação!
ResponderEliminarS.
Destes reaproveitamentos saem maravilhas :-)
ResponderEliminar