sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Luas de noz


A receita chamava-lhes gomos de laranja, mas como de laranja não têm vestígios, resolvi rebaptiza-las e assim nasceram as luas de noz.

Quando há uns anos fui passar a passagem de ano a casa da tia Lena na Madeira tinha à minha espera uma enorme de variedades de bolachinhas, cada uma mais deliciosa do que a outra, para além do sabor fantástico o que mais me surpreendeu foi o tamanho, eram todas muito pequeninas.

Na altura fiquei a saber que apresentar nos lanches o maior nº possível destas iguarias revelaria o quão prendada era a anfitriã, e pela quantidade apresentada naquele ano a tia Lena ganhou a parada. Eram tantas e tão boas.

Há dias mandei-lhe um email a pedir as receitas pois tenho intenção de me revelar uma dona de casa prendada, hehehe.

Esta tarde saíram do forno as primeiras.

Para quem estiver interessada aqui vai a receita: 250gr de manteiga, 250gr de farinha, 1 cálice vinho Madeira, miolo de noz e açúcar em pó.

Amassa-se muito bem a farinha com a manteiga, que deverá estar à temperatura ambiente , e junta-se-lhe o vinho.

Estende-se a massa com o rolo fazendo uma tira. Coloca-se o miolo de noz e cobre-se com a massa, isto num processo em tudo idêntico ao dos rissóis, corta-se com uma forma ou um copo formando assim pequenas meias luas recheadas com miolo de noz. Coze em forno a 180º cerca de 15m.

Depois de cozidas polvilham-se abundantemente com açúcar em pó.

3 comentários:

  1. E são Sandra, são pouco doces mas viciantes.

    Hoje fiz mais uma receita mas nem deu tempo a fotografar desapareceram. Vou voltar a fazer e esconder até fotografar, são umas bolachas de manteiga e amêndoa.

    Ou o açúcar esgota no mercado ou eu engordo 10kgs.

    ResponderEliminar