quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Saldos / Crise


Como estamos na semana entre festas nada tenho feito que possa mostrar, por isso apetece-me tecer algumas considerações.
Há meses que não se ouve falar noutra coisa se não na palavra crise, como em tudo o resto quando se banaliza alguma coisa esta perde o interesse e deixa-se de se levar a sério.

De tanto se falar em crise, desemprego, miséria, redução de ordenados, aumentos de impostos etc, parece-me que os portugueses na sua maioria se fartaram, deixaram de acreditar e não estão a levar nada a sério estas notícias. Isto porque se antes do Natal se gastou mais do que no ano passado, agora em plena época de saldos parece não haver crise nenhuma a constatar pelo de pessoas que andam pelos centros comerciais.

Hoje fui, como de habitual, comprar a Visão ao Fórum Algarve e ainda a meio do caminho tive de fazer um desvio porque a fila de trânsito para lá chegar era enorme. O parque de estacionamento estava completamente cheio tive de esperar para arranjar lugar, e lá dentro parecia que tinha saído o euromilhões a toda a gente. As lojas tinham filas nas caixas e toda a gente andava carregada de sacos.

Esta situação deixa-me baralhada, será que estas pessoas não percebem que a situação que se está a viver é crítica e que os tempos próximos vão doer a valer? Aproveitar agora antes do aumento do IVA é a desculpa mais ouvida, mas será que não se está a consumir mais do que o necessário? Será que nesta euforia não se compra o que não faz falta, será que não seria melhor poupar um pouca para compensar os tempos difíceis que se avizinham?

Tenho receio que quando o dinheiro faltar para a boca os trapos que agora se andam a comprar em excesso não lhes matem a fome.

2 comentários:

  1. Ana, concordo plenamente, e para ser sincera estou com muito medo do que nos espera para o Ano Novo. Feliz Ano Novo para ti e para todos os teus, e que 2011 traga coisas boas e menos crise. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana, eu moro no Brasil e aqui a situação não é diferente. o dinheiro é pouco, os empregos estão difíceis de conseguir mas as pessoas continuam consumindo de tudo desenfreadamente.
    Penso que este comportamento é global.
    Mas algo certamente vai acontecer e fazer o homem reaprender o que realmente é valioso.
    Tia Norma :*)

    ResponderEliminar