domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia de S. Valentim


Um Bom dia de S. Valentim a todas/os que por aqui passam.

Como já sou um bocado "cota" quase a atingir o cinquentenário, posso afirmar que a troca de presentes, chocolates ou programas românticos é uma tradição muito recente por cá. Nos Estados Unidos e países do Norte da Europa esta tradição é bastante mais antiga e por aquilo que tenho lido, nesses países trocam-se presentes entre quem se gosta independentemente, de ser ou não, uma relação amorosa. Para mim faz mais sentido comemorar o Amor que o dia dos namorados isto porque o AMOR abrange todos de quem gostamos.

Penso que em Portugal esta recente tradição tem muito a ver com a globalização e muito bem aproveitada para o negócio.

Curiosamente no Brasil o Dia dos Namorados comemora-se a 12 de Junho.

Contudo as comemorações vêm desde os Romanos deixo-vos um pouco da...

História
O Dia dos Namorados é celebrado naquele que até 1969, era o Dia de São Valentim. No entanto a Igreja Católica decidiu não celebrar os santos cujas origens não são claras. Isto porque até nós chegaram relatos de pelo menos dois Valentim, santos martirizados, directamente relacionados com o dia 14 de Fevereiro.

As raízes deste dia remontam à Roma Antiga e à Lupercália, festa em homenagem a Juno, deusa associada à fertilidade e ao casamento. O festival consistia numa lotaria, onde os rapazes tiravam à sorte de uma caixa, o nome da rapariga que viria a ser a sua companheira durante a duração das festividades, normalmente um mês. A celebração decorreu durante cerca de 800 anos, em Fevereiro, até que em 496 d.c., o Papa Gelásio I decidiu instituir o dia 14 como o dia de São Valentim, para que a a celebração cristã absorvesse o paganismo da data.

A dúvida persiste no entanto, em saber a qual dos santos se refere este dia. Muitos acreditam tratar-se de um padre que desafiou as ordens do imperador romano Claudio II. A lenda diz que o imperador proibiu os casamentos com o argumento de que os rapazes solteiros e sem laços familiares, eram melhores soldados. Valentim terá ignorado as ordens e continuado a fazer casamentos em segredo a jovens que o procuravam. Segundo a lenda, Valentim foi preso e executado no dia 14 de Fevereiro, por volta do ano 270 d.c.

Outra lenda diz que um outro padre católico se recusou a converter à religião de Claudio II, e este mandou prendê-lo. Na prisão, Valentim apaixonou-se pela filha do carcereiro que o visitava regularmente, a quem terá deixado um bilhete assinando: «Do teu valentim» (em inglês, «from your Valentine»), antes da sua execução, também em meados do século III..


Nesta lenda, a conotação do dia e do amor que ele representa não se relaciona tanto com a paixão, mas mais com o «amor cristão» uma vez que ele foi executado e feito mártir pela sua recusa em rejeitar a sua religião.


Sem comentários:

Enviar um comentário