sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mosaico hidráulico


Tem sido curioso ver o interesse crescente pelo mosaico hidráulico nos blogs e fotos que tenho encontrado.
Tenho visto fotos com os mais variados padrões e cores, todos lindos, uma arte quase desaparecida que ganha vida e admiradores.

Aqui bem perto de casa havia uma oficina onde se fabricavam, fechou há algum tempo, mas se se fizer uma pesquisa no google consegue-se encontrar quem ainda os comercialize .


Há excepção dos quartos e salas, que eram de soalho, o pavimento da casa que me viu crescer era todo de mosaico hidráulico e as paredes de estuque marmoreado.
Este pavimento tem a idade da casa quase 60 anos, foi pisado e repisado, neste grande corredor, quer eu quer os meus filhos fizemos corridas de triciclo,de carros a pedal,e patins, e como podem ver ainda é pavimento a técnica que é usada não acusa o desgaste como hoje se verifica na maioria dos pavimentos. É super resistente e dura, dura....



Para quem gosta de patchwork eles são excelentes padrões para os "blocos".

6 comentários:

  1. Um luxo! Adorava restaurar uma casa que tivesse um mosaico assim. É lindo.

    ResponderEliminar
  2. Nunca foi possível comprá-la, os proprietários nunca quiseram vende-la, foi com um enorme aperto no coração que lhes entreguei a chave depois da minha mãe falecer.

    ResponderEliminar
  3. Dá um excelente bloco para quilting, Rosa.

    ResponderEliminar
  4. Nem imagina o que tentámos usá-lo, num programa do Querido Mudei a Casa e não conseguimos. Ninguém nos quis apoiar dizendo que era algo que não se vende no mercado Português!! é lindo... e quem compra e dá o valor são os estrangeiros... imagine-se! algo que está por todo o lado que pisamos por este Portugal fora...

    ResponderEliminar
  5. Uma ideia - a Projecto Mosaico em Sintra reproduz mosaicos antigos. http://www.projecto-mosaico.com

    ResponderEliminar