sábado, 20 de fevereiro de 2010

Para aquecer


Numa semana triste em que o frio e a chuva não ajudam a levantar a moral, a inspiração anda um pouco em baixo.
Mas, se quando me iniciei nestas artes um dos propósitos foi desanuviar e combater o stress, não era agora que desistia. Ontem agarrei numas tiras de tecido que tinha cortado para mais umas tentativas de blocos de patchwork e sem saber bem o que fazer fui cortando cosendo e no final tinha novamente uns pedaços de tecido com medidas suficientes para fazer qualquer coisa.

Ainda ponderei fazer mais umas capas para proteger livros mas optei por fazer almofadas de aquecimento.


A 1ª que fiz e que está a uso há algum tempo,foi cheia com arroz, estas já foram feitas com trigo e



alfazema. Há quem lhes chame almofadas terapêuticas, almofadas de cereais, eu prefiro chamar-lhes almofadas de aquecimento pois é essa a sua função, embora perceba a terminologia "terapêuticas" pois, podem usar-se para aliviar as dores nas costas e nas contracturas musculares.

Tive conhecimento desta técnica, através dos blogs que leio.Para aquecer a cama sempre usei a botija de água quente, para as minhas maleitas musculares já usei vários modelos, alguns deles, comprados em lojas de artigos hospitalares, e bem caras por sinal.


De início fez-me confusão como é que isto funcionava, tinhas dúvidas, precisava de saber de quanto tempo seria necessário colocá-las no microondas e em que potência. A este respeito questionei algumas bloggers e não sei se com medo da concorrência ou se por falta de oportunidade não obtive resposta. O meu receio era colocar a almofada no microondas e pô-lo a arder. Mas a minha vizinha Margarida esclareceu-me as dúvidas, 3 a 4m na potência máxima, eu ponho 5m pois sou muito friorenta e gosto das coisas a ferver.

E porque gosto de partilhar não tenho medo da concorrência e tenho oportunidade hoje explico como as fiz.

Na foto de cima podem ver que fiz uma almofada de tecido de algodão branco que enchi com cerca de 800gr de trigo e alguma alfazema.


Depois enfiei-a dentro de uma outra, mas desta vez com padrão e cor para ficar com um aspecto mais bonito e cuidado,para fechar a capa usei um pesponto largo. O mais correcto seria ter feito uma almofada tipo envelope, para ser mais fácil retirar a forra para lavar, mas como é para uso caseiro rapidamente a descoso e volto a coser ou até se me apetecer acrescento um pouco de tecido e faço o envelope. Ontem acabou por ficar assim.
A paciência não era muita.



Como há 3 camas cá em casa e já tinha uma almofada destas, resolvi fazer mais duas.

Esta deu-me muito gozo fazê-la pois quando a comecei, estava desmotivada,sabia que queria estar ocupada ao serão mas não sabia bem o que fazer, e sem objectivo nenhum fui cortando e cosendo restinhos e tiras de tecido.



Esta face da almofada, foi a parte mais divertida, onde agarrei em quadradinhos de tecido e fiz triângulos minúsculos e tiras fininhas que cosi a tiras e quadrados de tecido liso, sem preocupação de fazer padrão ou simetria. Agrada-me bastante o resultado.

Se alguém estiver interessado em ter alguma destas almofadas diga que as farei com prazer, são uma excelente forma de aquecer os pés sem ter que queimar as mãos ao encher a botija.Para enviar pelo correio há que ponderar pois como pesam 800gr os portes serão cerca €4.50.

15 comentários:

  1. OLÁ ANA,
    GOSTO DA ALMOFADAS, TINHA UMA QUE EMPRESTEI AO PRIMO AGOSTINHO E AINDA NÃO VOLTOU, MAS AS TUAS SÃO MAIS GIRAS E COM A ALFAZEMA DEVEM FICAR AINDA MAIS AGRADÁVEIS. QUANTO CUSTAM? SEM PORTES, É CLARO.... QUE NÃO PRECISAMOS DISSO.

    ResponderEliminar
  2. HI

    CHEGUEI DE MAURITUS E ESTOU ESGOTADA DEPOIS DE 12 HORAS DE VOO,MUITA COMIDA, BEBIDA E CALOR DE METER MEDO AO MEDO!!! DESLUMBRANTE E MAGNIFICO. EM INGLATERRA O FRIO CONTINUA...ESTOU COM UM COBERTOR, BOTIJA DE AGUA QUENTE E NAO CONSIGO IR A PORTA. ONTEM O GRAUS DE MANHA E 4 TARDE . HOJE A VOLTA DE 5. ESSAS ALMOFADAS SAO OPTIMA IDEIA. TENHO DUAS MAS PODIA TER MAIS. QUANTO CUSTAM? COM A FRONHA COMO AS ALMOFADAS...VOU AI EM BREVE. BEIJOCAS

    ResponderEliminar
  3. Se percebi bem as almofadas vão ao micro ondas para aquecer as sementes. QUla a potência e tempo de exposição? Fiquei mesmo curiosa:)
    (Gostei muito do padrão da última almofada)

    ResponderEliminar
  4. cara Ana,
    se me tivesse perguntado, eu respondia-lhe! :-)

    também comecei a fazer estas almofadas no natal passado.

    A diferença é que as minhas não têm alfazema e são sobre o comprido para poderem andar nos ombros emquanto estamos senatadas.
    Pode ver aqui:http://arquitecido.blogspot.com/search/label/almofadas%20t%C3%A9rmicas%20de%20sementes

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!
    Que original ideia a sua e útil, mas... uma dúvida, caberá a almofada inteira e cheia no microondas? Mantem-se durável o calor?
    Obrigada
    Rosa

    ResponderEliminar
  6. Rosa, a almofada cabe perfeitamente no microondas e o calor dura algumas horas.

    ResponderEliminar
  7. Voce é realmente uma pessoa iluminada, porque passa e ensina tudo sem pensar em concorrencia, queria fazer mas ninguem se dispunha a me contar como e o que utilizar, que Deus te de em dobro tudo que fazes de bom , muito sucesso, amor , saude e paz. bjs no seu coraçao.Rejane

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana! Adoro estas almofadas, tenho uma e gostaria muito de fazer outra, só que por mais que pesquise na net não encontro nenhuma dica sobre onde comprar o trigo e a alfazema... será que me poderia ajudar? Sou de Lisboa.
    Se preferir responder para o meu mail esteja à vontade.
    ritacsousavf@hotmai.com

    Desde já muito obrigada pela disponibilidade. Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Gostaria muito de ajudar mas em Lisboa não faço ideia onde comprar o trigo a alfazema em qualquer loja verde há.

    ResponderEliminar
  10. olá Ana! obrigada por ter respondido... foi a única!
    já fiz de tudo para encontrar o material necessário mas está mesmo difícil... a Ana faz as almofadas só com trigo e alfazema não é? e no Algarve, acho que é algarvia se não for desculpe, onde compra as o enchimento? sabe, já ouvi falar de arroz com gotas de óleo essencial de alfazema sabe alguma coisa sobre este assunto?

    bjinhos Rita

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de todas as almofadas.O trigo leva algum tipo de tratamento?Sabe-me dizer o nome do trigo?
    Bj

    ResponderEliminar
  12. OLÁ, AMIGAS.

    ESTAS ALMOFADAS JÁ SÃO MUITO CONHECIDAS PELA UTILIDADE. VOCÊS PODEM ENCHÊ-LAS TAMBÉM COM PAINÇO, LINHAÇA ALÉM DE OUTRAS SEMENTES. O EFEITO É O MESMO. PARA USAR COM ALGUMAS ERVAS RELAXANTES É SÓ ACRESCENTAR JUNTO COM AS SEMENTES.

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana
    Sabe que também pode fazer com caroços de cereja.
    E convém colocar um copo com agua no micro, pois assim as sementes de trigonão ficam com cheiro a queimado, caso fiquem muito tempo a aquecer.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, as sementes requerem algum tratamento antes ou são utilizadas tal como se compram, por exemplo, nas ervanarias para consumo? Obrigada e parabéns pelo trabalho.

    ResponderEliminar