quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quase a desistir....


Patchwork é uma ciência matemática!

A minha mãe se me está a ver não me reconhece, desmanchar, desmanchar, voltar a desmanchar e não desistir, em matéria de costura, nunca foi coisa para mim. Abominava tudo o que tinha a ver com agulhas, linhas e tecidos, o simples acto de cozer um botão dava-me volta ao estômago. Se costurar coisas simples já para mim é um desafio, fazer Patchwork é como escalar o Himalaia, ainda por cima sozinha.

Depois das duas horas que passei com a Luisa da Dot Quilts onde tentei aprender a noções básicas numa Sawtooth Star nunca mais tinha tentado fazer nada com rigor. Todos os taleigos que tenho feito não estão 100% rigorosos, estão bastante aceitáveis mas falta-lhes o rigor das medidas.



Quando comecei a tentar fazer blocos em Patchwork tinha um objectivo, fazer um painel com blocos diferentes para presentear alguém, muito especial para mim e que ama esta arte. Tenho andado a adiar, ontem resolvi começar e só fiz borrada. Nem consegui fazer nada semelhante aos blocos dos taleigos que já tenho feito. Quanto mais rigorosa queria ser mas asneira saía. As polegadas e o Inglês não me ajudaram em nada.



Em suma, uma quantidade de tecido desperdiçado uns blocos todos desacertados e uma enorme frustração. Esta tarde voltei a tentar e voltei a não conseguir fazer coisa alguma. A esta hora estão a perguntar: então quem tem feito os blocos que aqui tens mostrado? O que até aqui fiz foi por intuição, olhava para trabalhos de blocos na net, cortava, cosia, mas faltava sempre um pouco de tecido para as costuras, esticando e com a ajuda do ferro lá iam saindo uns blocos quase perfeitos.



Só que desta vez tentei fazer com rigor mas acreditem desesperei, Depois de jantar voltei a insistir comecei por procurar na net e, mais uma vez, foi através da Diane que descobri um vídeo que me deu algumas luzes e me fez perceber que afinal trabalhar em cm não é solução, as polegadas têm mesmo razão de ser, isto porque o calcador da máquina que nos serve de guia para as costuras é em polegadas.

Voltei de novo às polegadas e tentei converter os ensinamentos da Marina Ugo para as polegadas, não é difícil, eu é que estava, toda baralhada. Com a ajuda do V. o marido que sabe tudo, não fosse o desenho a sua especialidade, lá se acendeu uma luzinha e consegui com muita transpiração fazer o bloco que se segue.



Não está muito direito e ainda podia estar mais perfeito mas como se pode ver já tenho tecido para as costuras sem cortar as pontas dos triângulos, vamos ver se amanhã não acordo com os fusíveis queimados e não volto à estaca zero.

2 comentários:

  1. Mulher corajosa! Desistir , NUNCA!!!
    Eu também gostava de fazer essas coisinhas, mas o que já fiz,( não nestas artes mas noutras costuras e bordadinhos) já fiz e o que não fiz também já não o farei...
    Cada vez estou mais pitosga!!
    E também preguiçosa!!

    ResponderEliminar